Anote aí: 13 de abril de 2013 será o dia “D” para a Peugeot no Brasil. Exatamente nesta data, a montadora francesa lançará no país o 208, novo hatch compacto à venda na Europa há poucos meses e que vem desfrutando de um sucesso comercial que a própria marca não via há anos. A confirmação foi feita por Carlos Gomes, presidente da Peugeot no Brasil e na América Latina. Em conversa exclusiva com Autoesporte, o executivo confirmou a data de estreia do compacto, mostrado pela primeira vez nesta segunda-feira (22), na abertura do Salão de São Paulo.
“A Peugeot, como marca, tem um plano de produto um pouco mais complexo que a Citroën. Quando cheguei, disse que teríamos uma ofensiva. Foram lançados o 408 e o 308, modelos produzidos na região do Mercosul (Argentina), voltamos a marcar presença no segmento premium (luxo) para trabalhar a imagem, com 3008, 508, 308 CC e RCZ. E hoje diria que a única peça relevante que precisamos atacar é o segmento ‘B’. E o 208 vai obviamente responder a esse pedido dos brasileiros que acharam que a Peugeot poderia ter feito algo melhor com o 207”, resumiu Gomes.
Para o executivo, a estreia do hatch compacto é a chave para a marca voltar a viver dias melhores no Brasil, não só em relação à imagem, como também nas vendas. Haverá uma dupla oferta, com o 207 nacional brigando na faixa dos R$ 30 mil, e o 208 alinhado ao novo Citroën C3, com preços pouco abaixo dos R$ 40 mil e foco no nicho dos compactos premium. “O 207 vai trabalhar a parte mais econômica e acessível do segmento, pois continua bastante atual em termos de design e proposta. Acima dele teremos o 208, um carro moderno, recheado de sofisticação, recém-lançado na Europa e, atualmente, o modelo mais vendido da França”, arrematou o executivo.
Ao entrar no 208, a primeira sensação é de modernidade. Isso é notado no grafismo dos mostradores e na generosa tela no centro do painel. Os comandos são fáceis de serem manuseados e o volante, de aro pequeno, tem boa pegada, porém tende a ficar na frente do quadro de instrumentos dependendo da estatura do motorista. No Brasil, o carro deverá ser vendido como um compacto premium, segmento hoje que conta com Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic como principais expoentes. Se terá fôlego para encarar a concorrência, só o desempenho no mercado poderá dizer. O que dá para adiantar é que qualidades para conseguir esse objetivo ele tem.
Versão para ansiosos antes da estreia
Além de confirmar o lançamento do 208 para 13 de abril, Carlos Gomes também antecipou à Autoesporte que o novo hatch compacto da Peugeot terá a série especial de lançamento 208 Première, limitada em 208 unidades e que será entregue aos proprietários antes da chegada do modelo às revendas brasileiras. “O 208 chegará ao Brasil menos de um ano após ser lançado na Europa. Isso é mais um convite aos brasileiros. É preciso considerar que a Peugeot ainda tem estrutura pequena na América Latina e não é qualquer montadora que traz um produto moderno como esse, para produzi-lo localmente, em um prazo tão curto”, valorizou o executivo português.
Sobre o lançamento do 2008, já confirmado para o Brasil, Carlos Gomes preferiu não comentar, mas retificou a produção do crossover compacto na fábrica da PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro. “Falaremos no seu tempo, ainda há muito trabalho a fazer no desenvolvimento do produto, uma vez que o 2008 sequer foi lançado na Europa. Mas a produção no Brasil é certa e, justamente por isso, optamos por confirmar a notícia de que iremos lançar o veículo no mercado brasileiro”, esquivou-se o presidente da PSA. Nosso palpite: o utilitário pequeno chega em 2014, para brigar com o novo Ford EcoSport, o Duster e a futura geração global do Chevrolet Tracker. (colaborou Rodrigo Lara)
O Ministério das Cidades afirmou a Autoesporte que irá revisar a resolução do Contran que exige a instalação de sensores antiesmagamento em vidros elétricos. Segundo o gabinete, "a redaç&atil...
Depois de exibir o facelift do Lykan Hypersport durante o Salão do Qatar, a W Motor, fabricante do carro, divulgou agora as primeiras imagens do interior do primeiro superesportivo das Arábias. À primeira vista, ele não p...
Revelado em setembro no Salão de Paris, a versão perua do novo Clio chega ao mercado europeu na primeira quinzena do mês de março. O carro, que foi batizado pela Renault de Clio Estate, chegará com preços a part...
Às vésperas da sua estreia na rede de concessionárias da Hyundai, o pseudo-aventureiro HB20X já pode ser configurado no site brasileiro da montadora. No entanto, você não encontrará o local de configura&c...
Antigamente, nas pequenas cidades, os carros só podiam rodar em avenidas esburacadas e de terra. Com o passar do tempo foram surgindo inovações, como o asfalto, as faixas contínuas, tracejadas e seccionadas, semáforos...
Se há um item que vem em primeiro lugar à cabeça quando o assunto é segurança automotiva, ele responde pelo nome de conjunto de pneus. Responsáveis por ser os pontos de contato entre o veículo e o solo, ...
Legislação: O caso fica mais complexo se levarmos em conta que, desde 1992, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê sistema antiesmagamento instalado em todos os vidros elétricos, visando “tornar ...
Recém-apresentado no Salão de Detroit, o conceito Corolla Furia é mais do que um estudo de estilo para a Toyota nos Estados Unidos. O carro, que roubou a atenção de muitos lançamentos por lá, revela que ...
A nova lei de tolerância zero para o consumo de álcool por motoristas deixou as pessoas em estado de alerta. Até quem não bebe ficou com medo do bafômetro. Há quem pense em não usar produtos de higiene buc...
Com o anúncio do reajuste de 6,6% no preço da gasolina e de 5,4% no diesel, economizar no consumo de combustível ficou ainda mais importante. Mas muitas pessoas não sabem que não é necessário fazer grand...
Av. Coronel Antonino,3514
CEP: 79033-000 - Campo Grande / MS
Fone: (67) 3358-5000
Rua Trindade, 843
CEP: 79004-441 - Campo Grande / MS
Fone: (67) 3045-2988