Se há um item que vem em primeiro lugar à cabeça quando o assunto é segurança automotiva, ele responde pelo nome de conjunto de pneus. Responsáveis por ser os pontos de contato entre o veículo e o solo, os pneus acabam acumulando funções que vão além da supracitada segurança. Performance, conforto, economia e sustentabilidade também são conceitos que cada vez mais fazem parte do vocabulário de quem fabrica o componente.
No caso do novo Yokohama Advan Sport V105, que Carpress foi conhecer em Ronda, sul da Espanha, bem pertinho da mítica Jerez de La Frontera, a empresa deixa claro que o seu compromisso é com performance e conforto, com ênfase no primeiro item. Esses pneus, que substituem a linha V103, são a principal aposta da fabricante japonesa para o mercado europeu.
Isso fica claro após conferir a lista de carros sairão de fábrica com esse produto – entre eles, Audi A7 e S8, Porsche 911 e Cayenne e Mercedes-Benz CLS e SL. O produto será lançado no Brasil no final deste mÊs.
Enfatizar o mercado europeu coloca a fabricante em rota de colisão com outra marca de prestígio: a Continental. "Posso dizer que eles são o nosso principal concorrente e que há um desafio extra em atuar na 'casa' deles", afirma Shuho Kawaguchi, um dos responsáveis pelo departamento de planejamento de produto da Yokohama.
Kawaguchi explica que, ao contrário do que muitos acreditam, o desenvolvimento de um pneu de alta performance começa sempre com a solicitação de uma fabricante de carros. "Com o Advan V105 não foi diferente. Há cerca de cinco anos, recebemos um pedido para desenvolver um pneu que seria utilizado em um carro alemão. Esse foi o início dos estudos para chegarmos ao V105."
Entre principais novidades do novo modelo, estão a forma de construção, que utiliza a chamada "matrix", nas dobras do pneu. Com isso o pneu se deforma menos em curvas, o que melhora a dirigibilidade. Outro processo inovador está na utilização de um agente dispersor de sílica, que quebra as partículas desse material e ajuda na aderência em pisos molhados.
Em seus pneus, a Yokohama utiliza óleo de laranja, que torna a banda de rodagem mais maleável e melhora o desempenho do pneu em condições de baixa aderência. "Dessas novidades, certamente utilizar a ‘matrix’ foi a mais difícil, pois demandou mudanças físicas na nossa fábrica e um alto investimento", explica Kawaguchi. Ao todo, o V105 está disponível em 36 medidas distintas, com tamanhos variando do aro 16 ao aro 20 polegadas.
O resultado das mudanças foi comprovado na prática, em uma bateria de testes realizada no autódromo Ascari Race Resort, em Ronda. Com quase 5,5 quilômetros de extensão, a pista foi dividida em três porções, com a finalidade de avaliar parâmetros diferentes dos pneus, incluindo uma seção molhada para analisar o desempenho dos compostos em situações de chuva.
Em diversas situações foi possível comparar o V105 com o seu antecessor, o V103. Após o teste é possível dizer que a evolução ocorreu em todos os parâmetros. Os mais notáveis, contudo, foram a estabilidade no molhado, maior resistência à derrapagem no seco e ruído inferior. Em curvas feitas em alta velocidade, o som do pneu desgarrando era muito mais percebido quando o carro utilizava o V103.
Outro sintoma perceptível foi a entrada em ação dos sistemas de segurança dos modelos, tanto o ESP (controle eletrônico de estabilidade) quanto o controle de tração, que agiam antes nos carros equipados com o V103. Os modelos utilizados para o teste variavam entre Audi A4, Mercedes-Benz CLS e SL e BMW Série 3.
Em uma das sessões de experimentação, ninguém menos que Ukyo Katayama, piloto japonês que correu na Fórmula 1 de 1992 a 1997, era o responsável por conduzir jornalistas em uma volta rápida a bordo de um Audi R8 por um trecho do autódromo.
Sem fábrica no Brasil
Em um primeiro momento, o Advan Sport V105 só chegará ao Brasil equipando modelos de luxo e alta performance. A marca divulga que no mercado brasileiro, o foco são as linhas A-Drive e C-Drive. Outro plano da companhia, que era o de ter uma fábrica no país, ainda está indefinido.
"É um mercado que nos interessa, sem dúvida, porém ainda estamos analisando a possibilidade de fabricarmos nossos pneus lá. Não está descartado, mas também não há nenhum plano concreto", afirma Shinsuke Kimura, do departamento de marketing e vendas da Yokohama.
O Ministério das Cidades afirmou a Autoesporte que irá revisar a resolução do Contran que exige a instalação de sensores antiesmagamento em vidros elétricos. Segundo o gabinete, "a redaç&atil...
Depois de exibir o facelift do Lykan Hypersport durante o Salão do Qatar, a W Motor, fabricante do carro, divulgou agora as primeiras imagens do interior do primeiro superesportivo das Arábias. À primeira vista, ele não p...
Revelado em setembro no Salão de Paris, a versão perua do novo Clio chega ao mercado europeu na primeira quinzena do mês de março. O carro, que foi batizado pela Renault de Clio Estate, chegará com preços a part...
Às vésperas da sua estreia na rede de concessionárias da Hyundai, o pseudo-aventureiro HB20X já pode ser configurado no site brasileiro da montadora. No entanto, você não encontrará o local de configura&c...
Antigamente, nas pequenas cidades, os carros só podiam rodar em avenidas esburacadas e de terra. Com o passar do tempo foram surgindo inovações, como o asfalto, as faixas contínuas, tracejadas e seccionadas, semáforos...
Anote aí: 13 de abril de 2013 será o dia “D” para a Peugeot no Brasil. Exatamente nesta data, a montadora francesa lançará no país o 208, novo hatch compacto à venda na Europa há poucos meses...
Legislação: O caso fica mais complexo se levarmos em conta que, desde 1992, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê sistema antiesmagamento instalado em todos os vidros elétricos, visando “tornar ...
Recém-apresentado no Salão de Detroit, o conceito Corolla Furia é mais do que um estudo de estilo para a Toyota nos Estados Unidos. O carro, que roubou a atenção de muitos lançamentos por lá, revela que ...
A nova lei de tolerância zero para o consumo de álcool por motoristas deixou as pessoas em estado de alerta. Até quem não bebe ficou com medo do bafômetro. Há quem pense em não usar produtos de higiene buc...
Com o anúncio do reajuste de 6,6% no preço da gasolina e de 5,4% no diesel, economizar no consumo de combustível ficou ainda mais importante. Mas muitas pessoas não sabem que não é necessário fazer grand...
Av. Coronel Antonino,3514
CEP: 79033-000 - Campo Grande / MS
Fone: (67) 3358-5000
Rua Trindade, 843
CEP: 79004-441 - Campo Grande / MS
Fone: (67) 3045-2988